Compota de Pêssegos, sem adição de açúcar

Recentemente fiz um post com várias sugestões da Sonia Hirsch para compotas sem açúcar, nele mencionei que iria testar com pêssegos, ficou uma delícia, aqui está o resultado:

14991282_10211533533918622_7977471102362254538_o

Essa é a compota base, e o modo de fazer seguiu o sugerido pela Sônia para as compotas das outras frutas:

Selecionei frutas bem maduras, lavei cortei e descasquei, retirando também os caroços. Coloquei em uma panela de fundo grosso (ela menciona panela de pedra, mas ainda não tenho…), adicionei especiarias conforme gosto pessoal – cravos, canela e pimenta do reino (lembrando que existem inúmeras variações conforme o gosto de vocês, poderia ter usado cardamomo, anis, gengibre ou mesmo ervas aromáticas… separadamente ou um mix com as demais), deixei ferver em fogo baixo, com a panela tampada, a cada meia hora dava uma mexida para verificar se não estava grudando, se estiver muito seco, adicione “uns pingos de água”, a minha não precisou e levou 2h para ficar no ponto que eu gosto: com pedaços macios, mas sem despedaçar. A calda foi formada pelo próprio “suor” das frutas. Depois armazenar na geladeira em recipientes esterilizados e bem vedados. Segundo ela dura umas 1 semana ou um pouco mais.

Depois de pronta, como de diversas maneiras: com iogurte, pura, com queijo de cabra, pode ser usada como geléia, misturo ervas aromáticas e mais pimentas e faço chutney para comer com carnes… ou seja 1001 utilidades!

Aqui está o link para o meu post original, onde aparecem também outras sugestões da Sonia Hirsch.

No passado já postei outras receitas de compotas sem açúcar, os links estão aqui:

Compota de Maçã com Laranja e Limão Siciliano, neste mesmo link escrevo também uma sugestão com pêssegos e outra com cerejas.

Obs. as compotas são sem adição de açúcar, porém contém frutose, que é o açúcar existente na própria fruta, atenção para aqueles que tiverem alguma restrição médica ao açúcar, acredito que tampouco sejam indicadas, na dúvida, melhor verificar com o seu médico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s