Chá antimuco, Chá para gripes persistentes e “Lambedor” para dores de garganta

Eca… um pouco nojento escrever sobre gripes, mucos e dores de garganta, mas achei a receita do chá antimuco ótima e por isso bacana de se compartilhar… é mais uma receita da Sonia Hirsch que eu precisava salvar no blog para não perder… por aqui estamos no Outono, época propícia aos mucos… com as duas crianças na escolinha nossa exposição aos virus é gigante estamos sempre com mucos, em especial acho que minha imunidade está muito fraca porque de 03 anos para cá eu pego todos os vírus…. atualmente estive com uma tosse horrível, muito catarro espesso no peito, nariz e garganta mega secos e doloridos… enfim já estive no médico que me receitou um remédio para dissolver o muco, mas tomei por 4 dias e não senti absolutamente nenhuma melhora, então tive a idéia de buscar o que a Sônia Hirsch recomenda, encontrei a receita de “Chá antimuco” neste link. Estou tomando há 3 dias e coincidência ou não, melhorei bastante, continuo com um pouco de tosse, mas muuuuuito menos e mais espaçadas e o catarro está mesmo muito mais líquido.

Chá antimuco

. 1 colher (chá) de sementes de feno-grego (Trigonella foenograecum)
. 1 colher (chá) de sementes de funcho (Foeniculum vulgare)
. 1 colher (chá) de sementes de linhaça (Linum usitatissimum)
. 1 colher (chá) de raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
. 1 colher (sopa) de folhas de urtiga (Urtica urens) ou tanchagem (Plantago major)
. 500 ml água

Ferver durante 15 minutos o funcho, a linhaça, o feno-grego e o alcaçuz; apagar o fogo, colocar as folhas de urtiga ou tanchagem e abafar.

Este chá aquece o corpo e dissolve o muco. Tomar meia xícara 2 a 4 vezes ao dia, de estômago vazio, 10 minutos antes de comer.

Para quem produz muco em excesso: tomar durante quatro semanas, no outono, nas mesmas doses acima, substitui o muco patológico ao longo das mucosas por um muco benéfico, renovando todo o trato gastrointestinal.

Para condições crônicas de muco o chá é usado por períodos de tempo mais longos. Também é uma mistura muito nutritiva durante os jejuns.

Inconveniente: pode aumentar os calores à noite. Mas nada é perfeito.

Do livro Atchiiim!” 

Vale a pena entrar no link para a página dela para ler mais a respeito para as informações complementares.

Não encontrei informações sobre se é permitido dar este chá às crianças, seria ótimo mas fiquei com medo pois normalmente os remédios alopáticos para dissolver os mucos não podem ser dados para crianças pequenas. Na dúvida estou tomando sozinha.

O chá fica com uma consistência líquida, mas mais espessa, quase como um xarope.

cha-antimuco

Infelizmente, aqui em Andorra não consegui seguir 100% a receita pois não encontrei as sementes de feno-grego (Trigonella foenograecum), o nome em árabe é Alforva, procurei no Google na loja de produtos naturais e o mais próximo que encontramos foram as sementes de trigo-sarraceno, que visualmente parecem com as das fotos que encontramos no Google, mas o nome científico da espécie é realmente outro Fagopyrum esculentum, e claro se a espécie não é a mesma, tem outras propriedades, mas como não tinha resolvei usar este mesmo… Outra que não encontrei foi a Urtica urens, então usei a Urtica dioica  recomendo que façam conforme as especificações originais, continuarei procurando por aqui.

Outra receita dela que vou testar é o Chá para Gripe

“…Para gripe ou resfriado persistentes: 1 colher (chá) de cúrcuma em pó, 500 ml de água fervendo. Deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia com um pouquinho de mel.”

E o “lambedor” para dor de garganta:

“… polvilhar 1 colher (chá) de mel com pitadinhas de cúrcuma e lamber devagarinho.”

Estas duas últimas receitas encontrei no site dela, neste link  “Cúrcuma, ou açafrão-da-terra: todo dia”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s