Kippensoep – Canja de Galinha

Já faz um bom tempo que queria essa receita, mas como normalmente quem faz canja aqui em casa é o meu marido, sempre deixava para depois…aconteceu que há poucos dias eu e as crianças pegamos uma daquelas viroses estomacais horrorosas e tudo o que eu mais queria era passar alguns dias comendo apenas canja e maçãs, “para ajudar” o marido não está, então finalmente tive que pedir a receita da “Kippensoep”, traduzir e postar aqui para organizar as minhas receitas. Essa receita é boa e como são 4l, sempre que ele faz, congelo também pequenas porções para “futuras emergências” (por exemplo, adoro ter uma sopinha destas para descongelar quando voltamos de viagens e ainda não temos nada fresco em casa ou para aqueles dias em que estamos gripados…).

Ingredientes

1 frango com ao menos 1 1/2 kg
4 litros de água
2 folhas de louro
1 raiz de aipo
Noz moscada
1 cebola grande
6 cravos-da-índia

Pimenta branca moída
1/2 colher de chá tomilho
1 colher de chá de salsa
3 dentes de alho
1 cenoura
1 alho-porro
2 talos de aipo

Ps. a receita original adiciona também 03 cubos de caldo de galinha (?!?!?!?!) e 02 pacotes de sopa de galinha (?!?!?!?!), confesso que fiquei chocada em ler isso e não coloquei.

No final do cozimento, meu marido gosta de colocar macarrão tipo Vermicelli, eu para essa quantidade de sopa, adiciono 01 copo de arroz.

Preparo 

Coloque o frango em uma panela com a água fria, as folhas de louro, a noz moscada, cebola, os cravos, os alhos, a pimenta, o tomilho, a salsa e a noz moscada. Deixe ferver e cozinhe por no mínimo 2h ferver até que o frango esteja cozido e a carne desgrudando dos ossos.

Desligue o fogo e retire o frango para desosar a carne. Filtre o caldo em um tecido fino (uso fralda de tecido), adicione o frango desfiado, pre-aqueça e cozinhe o arroz, no final do cozimento, adicione o aipo, a cenoura e o alho poró, todos fatiados finamente, mas não deixe cozinhar muito pois os vegetais devem ser servidos crocantes. 

Para acompanhamento: torradas com alho, orégano, parmesão e azeite. 


 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s