Sopa gratinada de cebola e cogumelo – Soupe gratinée à l’oignon et aux champignons

Eu adoro a tradicional sopa gratinada de cebola, mas nunca tinha comido com cogumelos, essa receita me pareceu ótima e resolvi testar.

O link para o blog onde encontrei está aqui.

Ingredientes

300g de cogumelo fresco
400g de cebola (se for usar somente cebolas, dobre esta quantidade)
2 colheres de sopa de manteiga
1 fio de azeite
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
100ml de vinho tinto
1 batata grande ou 2 pequenas
1l de caldo de carne
2 colheres de sopa de creme de leite
Rodelas de pão
Queijo para gratinar
Preparo
Separar os pés do chapéus dos cogumelos, picar os pés bem pequenos e fatiar os chapéus. Reservar em tigelas diferentes, pés e chapéus. Cortar as cebolas em forma de meia-lua. Descascar e ralar a batata.
Numa panela, levar a manteiga ao fogo para derreter junto com um fio de azeite. Adicionar as cebolas fatiadas e os pés dos cogumelos picados. Em fogo médio-alto, deixar caramelizar as cebolas, mexendo somente quando quase começar a queimar no fundo da panela. Fazer isso por uns 10-15 minutos, até que as cebolas estejam com uma cor marrom e um cheiro delicioso. O segredo do sabor desta sopa é esta etapa, as cebolas devem ficar bem caramelizadas.
Adicionar os chapéus dos cogumelos fatiados e deixar mais uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Quando os cogumelos estiverem murchos e as cebolas bem caramelizadas, adicionar a farinha de trigo e mexer bem. Quando a farinha estiver incorporada, adicionar o vinho tinto. Mexer bem para não queimar. Quando começar a grudar no fundo da panela, adicionar a batata ralada e o caldo de carne. Mexer bem para retirar tudo o que ficou grudado no fundo da panela e deixar cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por 20 minutos. Finalizar com o creme de leite.
Servir em tigelinhas que possam ir ao forno. Adicionar rodelas de pão por cima, colocar o queijo e levar ao forno para gratinar (10 minutos no grill ou no forno bem quente, 240°C).
sopa 1sopa 2sopa 3
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s