Gnocchi caseiro

Há tempos desejo postar essa receita, mas na correria sempre deixo para depois, escrevo hoje, especialmente para a minha amiga Dani Paniza!!

Esse é um dos pratos que eu mais gosto de fazer, e merecia um post especial, pois me lembra muito os almoços de família lá na casa dos meus pais! Fazer Gnocchi caseiro aqui é só para ocasiões importantes, tipo almoço para receber o meu marido em casa (para quem não sabe, ele não trabalha no país onde vivemos), ou para receber visitas, ou almoço especial de Domingo…

Minha mãe me passou a receita dela e eu tentei fazer, claro, mas acabei optando pela receita do livro “Todas as Técnicas Culinárias – Le Cordon Bleu” pois minha mãe é de família italiana e tem tanta experiencia no assunto que faz a olho, então a receita era tipo “xx gramas de batatas, um ovo e um pouco de farinha até achar a consistência….”, já no meu caso, precisei procurar quantidades mais precisas para conseguir acertar o ponto. O engraçado é que na descrição do Gnocchi no livro da Le Cordon Bleu eles escrevem “os italianos dizem que se deve “sentir” a consistência da massa, em vez de medir a quantidade dos ingredientes…”, bem isso!

Acho muito fácil fazer e nem dá tanto trabalho como as pessoas costumam imaginar e fica muito mais gostoso e saudável do que as massas prontas.

Ingredientes

650g  de batatas com casca (se for tipo “cerosa”, como a Desirée, não vai ovo, se for “farinhosa” como a batata inglesa será necessário adicionar um ovo)
175G de farinha de trigo
sal e pimenta do reino

Preparo

  1. Cozinhe, em água salgada, as batatas com casca, aproximadamente 20′ ou até amolecerem. Escorra, deixe esfriar um pouco e tire as cascas.
  2. Amasse-as em uma vasilha grande e junte a farinha, o sal e a pimenta do reino moída na hora. Misture bem até formar uma massa uniforme.
  3. Ponha a massa em uma superfície plana e amasse com as mãos até ficar lisa. Corte-a ao meio. Enrole cada pedaço no formato de salsichas, com cerca de 2cm de diâmetro.
  4. Corte os cilindros na horizontal, em pequenos pedaços (nós chamamos de “travesseirinhos”). Gire cada pedaço entre os dedos para que fiquem ovais. Se a massa estiver úmida e pegajosa, enfarinhe levemente os dedos, mas sem exageros ou os gnocchi ficarão pesados. Vinque cada gnocchi com o garfo (deixe os “travesseirinhos riscadinho”, acho esse passo super importante, pois ajuda a reter mais molho.
  5. Coloque porções de gnocchi em uma panela de água fervendo SEM SAL e deixe-os cozinhar até subirem à superfície, de 1 a 3 minutos. Deixe 20′ mais e os retire com escumadeira.

Na receita do livro eles dizem para servir quente, com manteiga derretida e parmesão. Eu prefiro a receita com manteiga e sálvia que fiz ontem ou a receita do molho de carne, que é a receita clássica da minha mãe, o único molho possível de se servir com o gnocchi dos almoços familiares! Logo mais posto a receita do molho de carne da minha mãe.

Obs. sempre que cozinho costumo guardar uma ou porção para comer em outro dia, uma vez experimentei deixar uma parte do gnocchi cru guardado na geladeira para fazer no dia seguinte e deu super errado, ficou incomível, então agora cozinho tudo, ponho no molho e depois esquento, não fica tão bonito e nem com uma textura tão gostosa como a dos cozidos na hora, mas o ponto positivo é que me poupo do trabalho de cozinhar no dia seguinte e que o molho incorpora bastante… hum…

gnocchi caseiro

Faltou uma foto de família aqui, que pena, comemos o gnocchi da minha mãe recentemente na nossa viagem de férias, foi feito pela “vó Nore” especialmente para o netinho Manuel e para o filho Jr., mas só encontrei uma foto tirada no dia seguinte…

12250004_895127373886623_3013631305779271000_n

 

Deixe um comentário

