Escolhendo o Azeite de Extravirgem de Oliva

E mais uma das vantagens de morar por aqui é que além de bons vinhos com preços acessíveis, temos também muitos bons azeites de oliva, mas com uma sessão de azeites tão grandes, como escolher? Aqui podemos nos dar ao luxo de optar apenas entre os Extravirgens, que são os mais saudáveis e os ideais para serem consumidos a frio, mas mesmo assim há muitas opções!
azeite de oliva

Me lembro da primeira vez que vim para a Espanha, em uma das cidades em que passei, Granada, fiquei hospedada na casa de uma família que possui uma plantação de azeitonas e que faziam o próprio azeite, achei uma foto, aqui estão: a Rosa e o Henrique!

19-03-08 Rosa e Henrique GRANADA 20-03-08 LA 03 Granada

Eles me deram uma boa dica, na hora da escolha devemos atentar a acidez do produto <0,3%, mas atenção, a acidez por si só não é uma garantia de que será um bom azeite, produtos com um mesmo grau de acidez podem ter sabores muito distintos, assim como um vinho, vários fatores contribuem para o sabor: fase de maturação dos frutos, não utilização de solventes, idade do azeite (neste caso quanto mais jovem melhor), menor contato com o ar, variedade das azeitonas, complexidade dos blends, …, mas no meio de tantos azeites, essa dica da acidez tem me ajudado bastante para ao menos ter algum critério de pré-seleção, isso porque mesmo que essa acidez não seja perceptível ao paladar (é o que dizem os especialistas) ela está associada a qualidade dos frutos e do processo de fabricação, portanto, se o azeite extra virgem não tiver esta informação no rótulo já descarto de cara… dos que informam, procuro sempre os com acidez menor do que 0,3% (atenção para ser considerado extra virgem a acidez tem que ser menor do que 0,8%), tem dado certo. Em geral não gosto nada dos amargos e picantes, que utilizam frutos mais verdes e gosto muito dos suaves e frutados, que utilizam frutos mais maduros.  

Ultimamente, este é o que temos consumido aqui em casa, é extravirgem, 0,2% de acidez, feito na região de Lleida, aqui na Catalunha.

azeite de oliva rotulo azeite de oliva vidro

Ah e uma curiosidade, por aqui, no café da manhã muitas pessoas substituem o pão com manteiga pelo pão com azeite, mas na casa do Henrique e da Rosa eles me ensinaram algo que nunca teria provado por conta própria, café da manhã com pão, azeite e açúcar! Com o azeite deles ficava mesmo uma delícia, mas não incorporei esse costume aos meus hábitos… continuo preferindo um pão com azeite, sal e tomate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s