Bolo de Beterraba, Limão Siciliano e Sementes de Papoula

Bem, estou postando mais pelo histórico do que pelo resultado final… achei legal compartilhar que nem sempre o que a gente inventa dá 100% certo… eu sempre quis fazer um Red Velvet, mas daqueles “originais”, sem corantes… uma vez li em algum lugar que esse bolo surgiu durante a época da recessão, no Pós-Guerra da Segunda Guerra Mundial, a beterraba teria sido introduzida na massa devido a escassez de ingredientes… bem, enfim, hoje em dia a maioria é colorida artificialmente e ficam lindos, mas ontem me deparei com esta receita no Pinterest, estava com uma cor linda e aproveitando que tinha beterraba, resolvi testar…  mas como sempre, nunca sigo ao pé da letra e adicionei umas coisinhas mais, aqui escrevo a receita original e informo o que alterei, assim quem curtir beterraba e quiser arriscar poderá decidir qual delas seguir!

Ingredientes 

Massa:
2 beterrabas grandes descascadas (utilizei o que tinha 1 e meia, médias e cozidas, talvez tenha sido por isso que não ficou tão vermelho)
3 ovos (me basei na receita do bolo de cenoura que mais gosto e alterei para 4)
½ xícara (chá) de óleo de canola (usei de girassol)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado (usei 1 1/2 e ainda assim achei muito doce, gente a beterraba já é doce!!!! se fosse fazer novamente colocaria ainda menos…)
Suco de 2 limões pequenos (usei 2 limões Sicilianos médios e ainda adicionei as raspas da casca de um deles) Obs. o limão é utilizado nesse bolo para realçar a cor da beterraba, tem a ver com a acidez, algumas receitas que levam também chocolate comentam sobre o Ph do cacau.
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
(Adicionei também 1/2 xícara de chá de sementes de papoula, adoro a texturinha que elas dão no bolo)

Manteiga sem sal e farinha de trigo para untar e enfarinhar (usei papel manteiga para forrar, ajuda muito a deixar lisinho e na hora de retirar é bem mais fácil)

Recheio e cobertura:
600 g de cream cheese (usei 300g)
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (usei 1)
(adicionei também uma colher de chá de essência de limão, só para perfumar o cream cheese)

Preparo 

Massa:
1. Unte e enfarinhe uma forma (no meu caso coloquei também o papel manteiga). Pré-aqueça o forno a 180°C.

2. Bata no liquidificador as beterrabas, os ovos, o óleo, o açúcar e o suco de limão.

3. Peneire os demais ingredientes secos e incorpore delicadamente à mistura de beterraba. (No meu caso as sementes de papoula entraram aqui).

4. Despeje a massa em uma assadeira redonda média, untada e enfarinhada. (Usei uma assadeira retangular e depois cortei o bolo em formato redondo para poder fazer várias camadas)

5. Asse no forno preaquecido a 180°C por 30 minutos, ou até que ao colocar um palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo. (como usei a assadeira retangular, o bolo ficou mais fino e assou em 20 minutos)

Recheio
1. Na batedeira, bata o cream cheese e o açúcar de confeiteiro até formar um creme leve (aproximadamente 5 minutos em velocidade alta). Adicionei também uma colher de chá de essência de limão, separei um pouco do creme branco para decorar o topo do bolo e no restante que utilizei para fazer o recheio, misturei as sobras de bolo que restaram após o recorte. Com relação ao rendimento, deram 2 desses.

Montagem
1. Depois de desenformar o bolo, espere esfriar e corte-o em 3 discos. Espalhe o recheio sobre dois discos e monte o bolo. Por último, cubra com o cream cheese e espalhe sobre toda a superfície e lados do bolo. Se sobrar aparas da massa, esfarele com as mãos e decore o bolo (eu misturei só no recheio entre camadas, mas optei por deixar a cobertura branquinha).

bolo de beterraba

Obs. as Framboesas e o Hortelã são do meu jardim ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s