Brigadeiro de Ricota!!!

Eu gosto de brigadeiro, hoje em dia, morando fora do Brasil, acho é que mais pelo valor emocional do que pelo doce em si, prefiro, sem dúvida nenhuma, comer um pedaço de um bom chocolate ou um bombom (e aqui temos tantos chocolates bons a um preço acessível), mas mesmo assim, às vezes da saudades, e aí tenho vontade de brigadeiro mesmo, outro dia vi essa receita de “Brigadeiro de Colher – Casa e Jardim” e fiquei com muita vontade de testar, pois ao invés do leite condensado, vai ricota, adorei a idéia!

Gosto não se discute, com certeza muita gente vai dizer: “ah, sem leite condensado não vale…”, mas na minha opinião ficou muito mais leve, menos gorduroso, mais cremoso e menos doce! É menos enjoativo, e sem falar na vantagem de que você pode ir adaptando ao seu paladar, diferentemente do leite condensado, que já vem pronto, este dá para fazer menos doce ou mais doce…

Aqui a receita original do Brigadeiro de Colher – Case e Jardim 

“Rendimento 200 g, aproximadamente
Tempo de preparo 7 min

Ingredientes
150 g de creme de ricota;
5 colheres (sopa) de leite em pó integral;
3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
5 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de fazer
1 Coloque numa panela o creme de ricota, o leite em pó, o chocolate e o açúcar. Misture bem até os ingredientes estarem bem incorporados.
2 Leve ao fogo brando mexendo sempre, por cerca de 5 minutos, até encorpar levemente (cerca de 5 minutos). Sirva quente ou frio.

Dica: Se quiser servir o brigadeiro em formato de docinho, cozinhe até a mistura começar a soltar da panela. Espere esfriar antes de enrolar.”

Bem, fiz pela primeira vez hoje e no lugar do chocolate em pó, utilizei um 70% cacau, acho que ficou bem forte, dá próxima vez vou reduzir um pouco a quantidade!

Após 5 minutos em fogo baixo, o meu ainda estava bem líquido, utilizei como uma calda, sobre bananas cortadas e adicionei umas raspas de laranja, ficam ótimas com o o sabor do 70% cacau.

brigadeiro brigadeiro de ricota com banana

Depois fiz um teste e cozinhei por mais 10´, em fogo médio, até desprender da panela, ficou bem cremoso, lindo, deixei esfriar um pouco e tentei enrolar, mas confesso que mesmo com o brigadeiro tradicional não sou muito paciente com isso, fiz uma bolinha só, envolvi em amêndoas e comi, nem foto tirei… o ponto ainda estava um pouco mole, então coloquei em copinhos e decorei com damascos picados e algumas lascas de amêndoas, coloquei na geladeira para comer amanhã, mas já fui lá roubar uma colherada e ao que me parece, depois de gelado já daria até para enrolar. Ficou uma delícia.

Brigadeiro de ricota  brigadeiro de ricota topo

Já estou aqui pensando em outras variações, doce de ricota me lembra Cassata Italiana, nunca fiz e nem conheço as receitas originais, vou até pesquisar, mas a princípio minha idéia é fazer uma versão sem o chocolate e adicionar pedaços de frutas cristalizadas e cerejas…hummm, ainda imaginei colocar sobre uma base de bolacha champagne picada e embeber em alguma bebida, como por exemplo o marasquino das cerejas our kirsch… colocar para gelar…. hummmmm minha mente já está delirando por aqui…rs…

Editando o post de ontem, agora para confirmar: gelado ficou maravilhoso e o ponto para enrolar está perfeito!!!

brigadeiro enrolado

Deixe um comentário

