Doce de Maçã sem açúcar, na calda de laranja e limão siciliano

Eu adoro chocolates, sorvetes, bolos e outros doces, mas quando penso em frutas, sucos, chás e café não consigo pensar em adicionar açúcar (e outros adoçantes sintéticos aqui em casa nem pensar, só tenho mesmo para as visitas).

Na casa dos meus pais eles têm o hábito de comer frutas cozidas na água, mas eu também não curto muito aquele caldo que fica, então um dia tive a idéia de ralar maçãs e cozinhar no suco de laranja com um pouco de limão siciliano, já tinha ouvido falar que maçãs são utilizadas também na fabricação de geléias, pois possuem peticina e que o limão ajuda a preservar a oxidação da fruta, então resolvi tentar e adorei o resultado, mas tenham em mente que apesar de ficar docinha depois de cozida, não vai ser doce como uma compota melada de açúcar, gostar ou não vai depender do paladar de cada um, eu adoro esse toque cítrico!

Nunca sigo uma proporção rígida, como já contei, minha cozinha é mais do improviso do que da técnica, e varia muito com as quantidades que estão disponíveis em casa, mas vou dar uma idéia aqui para vocês, utilizando a proporção que adotei da última vez:

Ingredientes

05 maçãs (utilizei 03 verdes e 02 vermelhas, mas já fiz só com verdes, só com vermelhas…)
02 laranjas espremidas (as vezes utilizo 01 só, mas desta vez queria mais molhadinha)
1/2 limão siciliano espremido
Mistura de especiarias (usei uma pronta que contém canela, cravos, noz moscada e pimenta do reino)

Preparo

Ralar ou cortar em pedaços as maçãs e adicionar o suco cítrico e as especiarias em uma panela, cozinhar em fogo lento até que adquira textura encorpada e uma coloração mais escura. Leva em torno de uns 15-20’… muito fácil, não é mesmo?

Sempre que posto uma receita recebo perguntas sobre quanto dura… não sei dizer ao certo, sempre faço e como durante uns 3-5 dias e nunca tive problemas de estragar, mas lembre-se de que é uma conserva sem adição de açúcar, que agiria como conservante… então mantenha sempre fechada e na geladeira, e básico, nunca utilize “colheres babadas” para repetir a sua porção…risos…

Na hora de servir

Gosto muito de comer pura, com iogurte natural, com queijo branco, com chantilly, com creme de leite, com pão, waffle, panqueca e também com carnes.

Às vezes, mas muito raramente, se quero um docinho a mais, coloco um fio de mel por cima, ou para dar um sabor especial Maple Syrup. Folhinhas de hortelã para decorar, sempre! Se possível, na hora de servir adicione também algumas frutas frescas como framboesas, cerejas, blueberries, morangos… polvilhe com um pouquino de canela, ou talvez se sentir falta do açúcar, um pouquinho de açúcar mascavo!

café com maça e creme de leite sobremesa de maçã

frutas IMG_6877

Outras variações na hora do preparo 

Você pode adicionar especiarias à gosto como anis, canela em pau, cravos, cardamomo, pimenta vermelha, pimenta do reino ou mesmo algumas frutas secas como uvas passas, ameixas ou tâmaras que ajudariam a adoçar.

Já fiz também uma combinação de frutas, por exemplo 04 pêssegos e 01 maçã ou 500g de cerejas e 01 maçã, mantenho sempre a maçã por conta da peticina, ela que vai dar a consistência de geleia.

compotas

compota de maçã

Na hora de fazer o suco cítrico, já fiz também com uma mistura de laranja, limão siciliano e tangerina, ficou uma delícia… tá para inventar inúmeras combinações, use a sua imaginação!

Anúncios

4 comentários sobre “Doce de Maçã sem açúcar, na calda de laranja e limão siciliano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s