“Spaguetti Nero di Sepia à Baiana” hehehehe

Acho Merluza um peixinho tão “meia boca”, não gosto muito mas aqui peixes frescos são raros (e caros!), então sempre tenho algo congelado para comer um peixinho de vez em quando, assim como tenho também sardinhas, anchovas e atum em lata e também salmão defumado, destes, o que eu mais gosto diga-se de passagem… bem já fazia um tempão que eu estava adiando fazer algo com os filezinhos de merluza e de hoje não escaparam… normalmente fazia para a Angie cozido com arroz e legumes, mas ela não tem comido, outra maneira que fazia muito era na frigideira ou no papelote, com leite de coco, pimentões e tomates, mas queria algo diferente hoje, então pesquisei algumas receitas com peixe branco, não encontrei nada muito especial, achei esta de almôndegas de peixe ao limão e resolvi dar uma adaptada para o meu gosto… saiu isso:

macarrao com peixe

PARA AS ALMÔNDEGAS

Ingredientes

500 g de linguado ou de pescada limpos (Usei merluza)
1/2 cebola
1 dente de alho
raspas de 1 limão
3 colheres (sopa) de hortelã picada em tirinhas (Substituí por 2 colheres de sopa de coentro, até tinha hortelã, mas achei que coentro ficaria mais gostoso)
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
azeite para untar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Com o auxílio de um pedaço de papel-toalha, unte uma assadeira grande com azeite.

2. No processador de alimentos, bata todos os ingredientes por cerca de 2 minutos ou até obter uma pasta homogênea.

3. Para fazer as almôndegas, meça 1/2 colher (sopa) da pasta, enrole uma bolinha com as mãos e coloque na assadeira untada com azeite. Repita o procedimento com toda a pasta. (Comecei fazendo as almôndegas, mas estavam tão sem graça que resolvi usar uma “seringa” de confeiteiro, ficaram bem mais fofas, parecidas com as batatas duquese)

almondegas bolinhos

4. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. A cada 5 minutos, chacoalhe a assadeira para que as almôndegas assem por igual. Reserve. (No meu caso nem tive que me preocupar em virar, depois dos 20 minutos só achei que estavam branquinhas demais então liguei a grelha por mais uns 10 minutos)

PARA O MOLHO

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo (na original eram 2)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (na original eram 2)
suco de limão grande (usei um pequeno)
raspas de limão grande
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de leite de coco (na original eram 2 xícaras de leite)

Adicionei também:
1/3 de pimentão vermelho picado
1/3 de pimentão amarelo picado
1/3 de pimentão verde picado
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher de sopa de coentro picado
pimenta do reino

Modo de Preparo

1. Leve uma panela com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola (no meu caso também os pimentões) e mexa com uma colher de pau por 5 minutos. Junte a farinha de trigo e continue mexendo por mais 2 minutos.

2. Retire a panela do fogo e acrescente o leite (no meu caso leite e leite de coco), o creme de leite e misture bem com um batedor de arame (fouet) ou com uma colher de pau. Leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o suco e as raspas de limão. Tempere com sal (e no meu caso também a pimenta do reino e o coentro).

3. Transfira as almôndegas para a panela do molho e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva com macarrão, arroz ou cuscuz marroquino. (Pulei esta etapa, coloquei o molho direto sobre o macarrão cozido e servi com os bolinhos de merluza).

bolinhos e macarrao

Anúncios

2 comentários sobre ““Spaguetti Nero di Sepia à Baiana” hehehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s