Salada no Palito

E que emoção, hoje participamos da primeira festa da escolinha da Angelina! A escola ofereceu um churrasco para celebrar a “graduação” das crianças de 3 anos, que nesta época mudam de escola,  os pais deveriam levar um prato de acompanhamento, então tive a idéia de fazer espetinhos de salada, pois são super fáceis de montar, saudáveis e fáceis de comer! Foi o maior sucesso!!! Depois te comermos toda a salada, fatiei a melancia em palitos e comemos como sobremesa! Todo mundo curtiu!

Inicialmente pensei em espetinhos tipo salada grega, mas na hora das compras resolvemos misturar tudo! Dá para fazer inúmeras combinações…

Para 50 Espetos, utilizamos:

03 caixinhas de tomates cerejas (não me lembro agora quantos gramas cada uma)
03 bandejas de manjericão
05 bolas de mozzarella de búfala (cortadas em 10 pedaços cada), fomos a 4 supermercados mas não encontramos as bolinhas pequenas desta vez…
1 vidro grande de azeitonas sem caroços
03 pepinos grandes
03 caixas de 500g de pimentos padrón (típico daqui e da Espanha, não me lembro de ter visto no Brasil)
02 bandejas com 25 fatias (pequenas) de Jamón Crudo
1/2 melancia
1 pacote com 50 palitos
1 bandeja descartável

Dicas de Montagem

Pensava que seria mais fácil furar a melancia, mas ela ofereceu um pouco de resistência, então para não prejudicar os espetos prontos, achei melhor espetar primeiro todos os palitos vazios, marcando bem a posição e facilitando a posterior colocação, já com os ingredientes.

Nos palitos, monte na ordem que preferir, mas procure colocar os ingredientes mais estáveis “segurando” os menos estáveis, no nosso caso por exemplo começamos com o tomate, que fixou bem no palito além de ficar bem colorido no topo, já o pepino ajudou a segurar no lugar a mozzarella, e esta colocamos entre a folha de manjericão para ajudar a não despedaçar… procure também intercalar as cores e as formas para ficarem mais bonitos, me arrependi de não ter escolhido as azeitonas pretas ao invés das verdes. O pepino de baixo também nos ajudou a “escorar” os pimentos padrón.

Deixo aqui algumas idéias para quem quiser fazer algo mais temático:

Gregos: Queijo Feta, Tomate Cereja, Azeitona Preta e Pepino
Italianos: Mussarela de Búfala, Manjericão e Tomate Cereja
Espanhóis: Jamón, Melão e Pimento Padrón
Cubanos: Abacaxi, Presunto Cozido, Cereja em Calda

A idéia dos espetos serve também para colocar frutas, corte por exemplo melancia e melão com aqueles cortadores de fazer biscoitos, faça formas de estrela, corações ou o que preferir, intercale com estrelas carambolas, uvas, morangos, framboesas, blueberries, pedaços de abacaxi, cerejas em calda, bananas… ficam lindos! Dependendo do que usarem, dá até para dar uma decorada com chocolate e confeitos (ex. bananas e morangos).

1 ingredientes 2 produção

3 montagem detalhe 4 pronto

E mais uma vez, tirando as saudades de todos vocês aí do Brasil, como é bom poder criar nossos filho em um lugar assim… A Angelina adorou o passeio, nós também!

Angelina angelina e joao

angelina e papai angelina joao e eu

churrasco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s