Mini Hambúrgueres de Atum e Aveia no Pão de Minuto Semi-Integral

Essa receita fiz especialmente para a Cátia Noronha, do Blog Todas as Mães, dedicado ao universo materno e infantil. Há 7 dias a Cátia me enviou um email gentilmente me convidando para escrever uma receita em homenagem ao dia do Hambúrguer, que será comemorado depois amanhã, dia 28/05. Como pré requisito, a receita precisaria ser simples para que possa ser feita e saboreada também por crianças. Nossa nem precisa dizer que fiquei super honrada com o convite, não é? Só tinha um problema nessa história, é que só vi o email hoje de madrugada, em um daqueles meus momentos de insônia…

Enfim, “desafio lançado”, pensei aqui com os meus botões o que poderia ser feito que atendesse aos paladares infantis, que fosse fácil de executar e que, na minha atual situação, não tivesse que sair para comprar nada, pois hoje seria um dia super corrido… aí na hora tive uma super idéia de fazer mini hambúrgueres de atum e aveia, no forno para ficar mais saudável (e seguro!), e como pão, alguma receita bem simples de pão de minuto, mas adicionando farinha integral, com qualidades nutricionais superiores às da farinha branca, e o gergelim, para dar uma carinha de pão de hambúrguer!

Bem, mesmo sem ter conseguido falar com ela a tempo para confirmar, resolvi mudar nosso cardápio do dia e fazer a receita, pois o email dela me valeu como inspiração, e para mim cozinhar é assim! Não é que deu super certo?!?! Nunca tinha feito e amei o resultado!

Pão de Minuto – Semi Integral

Ingredientes

ingredientes para o pao
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo branca (obs. na foto aparece só metade da quantidade, pois adicionei mais durante o processo)
1/2 xícara de farinha de trigo integral, utilizei farinha para fazer pão (obs. na foto aparece só metade da quantidade, pois adicionei mais durante o processo)
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
100ml de leite morno
1/2 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de gergelim
1 ovo para a massa e 1 gema de ovo para pincelar

Preparo
1. Misture as farinhas, o açúcar, a manteiga, o leite, o ovo e o sal até ficar uma massa bem uniforme e de consistência que seja possível enrolar, para facilitar, utilizei o processador de alimentos com a lâmina para massas, mas o procedimento poderia ter sido feito à mão;

2. Misture o fermento à massa, faça uma bolinha e divida em 05 bolinhas menores, pincele a gema de ovo e decore com o gergelim;
massa bolinha massa dividida

4. Asse sobre uma forma untada, por 20′ em forno pré-aquecido a 180oC.
assados

Mini Hambúrgueres de Atum e Aveia 

Ingredientes

Ingredientes do Hamburguer

1 lata de atum (utilizei atum conservado em água)
1 ovo inteiro para a massa e utilize o que sobrar da gema de pincelar os pãezinhos para pincelar também os hambúrgueres
Cebolinha a gosto
8 colheres de sopa de aveia para massa + 2 colheres de sopa de aveia para “empanar” (a quantidade que aparece na foto está errada, pois no início achei que 4 colheres seriam suficientes, depois adicionei mais 4 a mistura, pois estava muito líquido)
1 tomate
1/2 cebola
Sal e pimenta a gosto

Preparo
1. Pique a cebola, o tomate (exclua as sementes para ficar mais sequinho) e a cebolinha, para facilitar, utilizei o processador de alimentos com a lâmina de cortar;cebola cebolinha e tomates antes de picarcebola cebolinha e tomates picados

2. Misture os ingredientes acima com o atum, a aveia, o ovo, o sal e a pimenta, desta vez, também para facilitar, utilizei o processador com a lâmina para bater massas, mas poderia ter sido feito manualmente;
com ovo aveia e atum

3. Divida a massa em 5 partes, faça bolinhas e achate-as em formato de hambúrgueres, empanei na aveia para ficar mais sequinho e bonito;
hamburguinhos para assarhamburguinhos untados
4. Pincele a gema de ovo e ponha para assar em uma forma com papel manteiga, forno pré-aquecido a 180o.C, por 30′. (Obs. Coloquei também um pouco de pimenta do reino sobre os meus…)
hamburguinhos assados

Montagem

Ingredientes para montagem

Utilizei um molho da Heinz com sabor cebola caramelizada, alho e especiarias, mas se preferir algo mais saudável sugiro fazer uma redução de iogurte natural (deixar o iogurte na geladeira, sobre um coador com tecido, por umas 2h) e temperar com sal, pimenta, alho e azeite de oliva.

Coloquei o Mini Hambúrguer sobre o molho, adicionei uma fatia de tomate, uma fatia de queijo branco (do formato mini), rodelas de cebola roxa e um pouquinho de Ketchup. Comemos com saladinha.

com tomatetomate queijo e cebolada angiemeu nossosAngie

E para quem quiser dar uma variada, vários outros molhos ficariam gostosos com o Hambúrguer de Atum e Aveia: agridoce, champignon com shoyu e o molho de iogurte, citado acima, entre outros!

Anúncios

4 comentários sobre “Mini Hambúrgueres de Atum e Aveia no Pão de Minuto Semi-Integral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s