Arroz Doce com casca de limão siciliano, canela e baunilha

E a virada de tempo por aqui (outra vez, desta vez dos 30oC para os 6oC) me deu vontade de comer uma sobremesa quentinha “e gordinha”, logo lembrei do arroz doce! Temos comido muitas frutas, mas hoje precisava mesmo é de um pouco de açúcar!

panoramica

Aqui estamos quase na Espanha, e na Espanha o arroz doce é super tradicional, até na geladeira dos iogurtes tem sobremesas prontas de arroz doce e nos mercados, vendem um arroz especial para sobremesas. Mesclei a receita do pacote com um toque especial da receita da Lenita Pimentel. Ficou ótimo.

arroz doce embalagem arroz doce

Ingredientes

1 xícara de arroz (aprox. 130g)
1 xícara de açúcar (aprox. 150g, segui a receita da Lenita, no pacote pedia 200g, já fiz e achei muito doce)
1,2l de leite (na receita do pacote pedia 1,4l, mas acho que fica muito líquido)
raspas das cascas de um limão siciliano
1 rama de canela
1 colher de café de baunilha (na receita do pacote pede 1/2 fava de baunilha, fica ainda mais gostoso, mas não tinha em casa)
2 gemas, sem a pele (esse toque final vem da receita da Lenita!)
(a Lenita ainda coloca 1 xícara de água, mas eu não coloquei pois já achei muito líquido)

arroz doce na panela

Preparo 

Misturar todos os ingredientes, menos o açúcar, cozinhar em fogo baixo por 50′. Adicionar o açúcar e cozinhar até encontrar o ponto (no pacote sugerem 15′, mas acho que mesmo com menos líquido ainda fica muito líquido, eu cozinhei por mais 50′!!!). Desligue o fogo e misture as gemas enquanto ainda bem quente.

esfriando na janela arroz doce pronto

Para finalizar polvilhei açúcar e queimei com o maçarico, mas ainda tenho que treinar essa parte, fiz no chute… queria uma casquinha como a do creme catalão ou do creme bûrlée, mas não ficou, acho que economizei no açúcar do topo, vou pesquisar e tentarei outra vez na sobremesa de amanhã!

maçarico

Ahhhh e da próxima vez tenho que tentar a dica da Fátima Corredato, acrescentar amendoins… aguardando instruções dela para saber se durante o cozimento ou depois! Se for depois tentarei amanhã mesmo, me pareceu uma combinação bem gostosa!

Um comentário sobre “Arroz Doce com casca de limão siciliano, canela e baunilha

Deixe um comentário

