Caldo de Legumes – Receita da Helena Rizzo do Restaurante Maní (SP)

Outro dia postei a receita dela para o Risotto de Beterraba, foi lá que encontrei também a receita do caldo base de vegetais. Fica bem gostoso, fiz hoje.

Ingredientes

1 talo de alho poró,
2 abobrinhas,
2 cenouras,
2 cebolas,
1 cabeça de alho,
1 maço de salsinha,
3 litros de água mineral, e
20 ml de azeite de oliva.
(adicionei também um talo de salsão com as folhas)

Preparo

Corte as verduras em pedaços pequenos. Numa panela quente, dourá-las com um pouco de azeite de oliva. Acrescentar a água mineral e cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Coar e reservar.

caldo ingredientescaldo na panela

E por favor em caldos, tenho um causo para contar, é que SEMPRE que faço um caldo de legumes tenho uma lembrança de infância, para mim muito engraçada, lembro SEMPRE desse desenho do Pica-pau, que foi super marcante, amava, e por conta dele sempre sonhei em tomar um banho com sabonetes de verdade, em formato de rodelas de cenoura ahahahah, me lembro inclusive de um dia ter tomado banho no tanque lá de casa (não tínhamos banheira) e usar as rodelinhas de cenoura mesmo ahahahah (abafa, coisa de criança mesmo, não me lembro quantos anos tinha, só sei que ainda cabia no tanque e que não ligava para água gelada, hoje me dia banho gelado nem pensar!!!), por conta disso sempre me pego sorrindo quando faço um! Boas lembranças!

caldo cenoras

pica-pau 2pica-pau 4pica-pau 5pica-pau 3

2 comentários sobre “Caldo de Legumes – Receita da Helena Rizzo do Restaurante Maní (SP)

    • AND disse:

      Seu blog é super bacana Joana! Que legal ver você por aqui! Bem, quando faço o caldo e no mesmo dia faço uma sopa creme aproveito parte dos legumes, mas se vou congelar acho que não ficam legais, aliás não ficam legais para comer sem bater nem no próprio dia, pois ficam demasiado cozidos, eu particularmente gosto de legumes “al dente”, então o fim mais digno que encontrei para eles foi fazer o Samba feliz! Meu cachorro AMA legumes, ponho na geladeira e por uns 3 dias dou para ele uma cumbuca cheia, resultado, família toda feliz e bem alimentada!

      Curtir

Deixe um comentário