Mjadra – Arroz com Lentilhas, receita árabe – Mas lembrem-se, caramelizar cebolas é para os fortes!!

Ontem, mais uma vez, me inspirei nas idéias das mães do Receitas Kids, desta vez a Daniela Prytoluk postou a idéia de fazer o Mjadra, e na hora lembrei das tantas vezes que almocei no Almanara… deu água na boca, tinha tudo em casa, então já estava decidido o menu para hoje!

Minha única preocupação era caraterizar as cebolas, já havia tentado uma vez e ficou péssima, demora horrores e “de uma hora para outra queima”, tenso!!! Mas desta fez exercitei minha “paciência zen” desde o início, começando com cortar bem fininha as 03 cebolas (estava seriamente pensando em reduzir a quantidade, mas ainda bem que não o fiz), e depois programei o alarme para tocar a cada 5′, assim não corria o risco de esquecer de mexer… demorou mais que 30′, em fogo médio, no final mexia em intervalos menores, com medo de perder o ponto. Ficou perfeita, sem amargar.

m cebolas antes m cebolas caramelizadas

Busquei uma receita na internet, e de todas que li, me identifiquei com essa aqui, pois adoro o gostinho de canela e noz moscada, neste prato.

MJADRA

Ingredientes
½ de(café) de pimenta-do-reino
1 de(café) de canela em pó
1 de(chá) de sal
¼ de azeite de oliva
½ de arroz branco (usei arroz integral)
1 de lentilhas
3 cebolas graúdas fatiadas finamente
pitada de noz moscada
1 litro de água fria (usei caldo de legumes caseiro)
gomos de limão (Não usei o limão, decorei com folhas de hortelã e lascas de amêndoas)

(adicionei também 1 cenoura ralada, nada a ver com a receita, mais foi “desejo do João”, risos, e ficou bom!)

m ingredientes

Preparo
Colocar a água em uma panela grande e acrescentar as lentilhas, levar à fervura em fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até que as lentilhas estejam macias. Enquanto cozinham, colocar o azeite em uma frigideira e fritar as fatias de cebola mexendo regularmente para que fiquem bem douradas. Escorrer as lentilhas do líquido para medi-lo. Deve restar 1 e ½ xícaras do líquido (usei mais pois meu arroz era integral e leva mais tempo para cozinhar), se necessário completar com água. Voltar as lentilhas para a panela e acrescentar o líquido reservado, 1/3 das cebolas refogadas, sal, pimenta-do-reino, canela, noz moscada e o arroz lavado (e no meu caso também as cenouras). Levar novamente ao fogo e cozinhar até que o arroz esteja macio, cerca de 20 minutos. Colocar em uma travessa e cobrir com as cebolas restantes, servir acompanhado por gomos de limão. (Não usei o limão, decorei com folhas de hortelã e lascas de amêndoas)

m em cozimento m sozinho

ACOMPANHAMENTOS

Descongelei o kibe de forno recheado com nozes que fiz com a maravilhosa receita do Arabia, postada anteriormente, link aqui.

m completo

Fiz um tabule delicioso, com a receita do Olivier Anquier, usando a receita deste link.

tabule

SOBREMESA 

Iogurte caseiro, mel, essência de flor de laranjeira e amêndoas em lascas, maiores detalhes aqui.

café com iogurte

Anúncios

2 comentários sobre “Mjadra – Arroz com Lentilhas, receita árabe – Mas lembrem-se, caramelizar cebolas é para os fortes!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s