Mahalabi Paraguaio, Made in China e com a logomarca da LV – Nada poderia ser mais mais falso que ele, mas ficou uma delícia!

E para fechar o meu almoço árabe de hoje, faltava uma daquelas sobremesas deliciosas… quando ia muito ao Almanara, costumava pedir o Malabie Damasco ou Malabie Ameixa, que nada mais é do que uma versão do Mahalabi, um manjar libanês, a base de leite, servido frio, algumas versões são feitas com água de rosas e outras com água de flor  laranjeira, era o que eu queria, mas como já estava sem nenhuma paciência de cozinhar, dei aquela improvisada master “só para tentar enganar o cérebro”: iogurte caseiro, com mel e essência de flor de laranjeira, no topo não tinha mais damascos ou ameixas, então coloquei algumas lascas de amêndoas. Ficou super gostoso apesar de não ter absolutamente nada da receita original. Esse post foi só uma piada mesmo, para saber se vcs estão lendo as besteiras que escrevo, risos… (outra brincadeira), mas para não deixar ninguém frustrado, aqui disponibilizo uma receita real de Mahalabi, mas não testei ainda. Essa é do Restaurante Tenda do Nilo, SP, encontrei no site da Veja Sp, neste link.

café com iogurte

Ingredientes

Manjar

1 litro de leite

1½ copo de açúcar

½ copo de farinha de arroz

1 colher (café) de miski

1 colher (sobremesa) de água-de-rosas

Geléia

1 kg de damasco azedo

1 kg de açúcar

Modo de preparo

Manjar

Dissolva a farinha no leite. Coloque a mistura em uma panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar. O segredo é nunca parar de mexer.

Quando estiver no ponto, acrescente o açúcar e derreta-o bem. Junte o miski e a água-de-rosas e desligue o fogo para que não fique amargo. Coloque em taças individuais, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira.

Geleia

Deve ser feita com um dia de antecedência. Disponha os damascos em uma tigela e cubra-os com água. No dia seguinte, escorra a água, coloque os damascos em uma panela com o açúcar e leve ao fogo médio até ferver.

Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e bata tudo no liqüidificador. Leve à geladeira.

Finalização

Cubra as taças de manjar branco com uma porção generosa de geléia e finalize com um fio de água-de-rosas. Importante: a geléia só deve ser colocada em cima do manjar no momento de servir. Se preferir, você pode também usar a geléia pronta ou ainda cobrir o manjar com os damascos inteiros, em calda.

Dificuldade: baixa

Rendimento: 10 a 12 porções

Tempo: 30 minutos

Anúncios

2 comentários sobre “Mahalabi Paraguaio, Made in China e com a logomarca da LV – Nada poderia ser mais mais falso que ele, mas ficou uma delícia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s