Sopa de couve-flor com cenouras ao estilo francês (Molho Bechamel)

Couve-flor é um daqueles vegetais que não fazem parte da minha lista de favoritos, a única coisa que sabia fazer com ela era cozinhar no vapor e comer como salada, por isso andei pesquisando outras receitas para tentar incorporá-la ao nosso cardápio. Essa receita foi um dos melhores achados dessa busca! A receita original (em inglês) está aqui.

Ingredientes

sopa ingredientes

1 couve-flor média, “picada” (por conta da Angie, separo as “flores” em “arvorezinhas” bem pequenas)
1 cenoura média em fatias (eu gosto de colocar mais, hoje utilizei 4 pequenas e ao invés de fatiar desta vez fiz ralada)
1/4 de copo de salsão picado (fica uma delícia, mas hoje eu não tinha, substituí por alho poró, mas tinha salsão no caldo de legumes caseiro que utilizei)
2 1/2 copos de caldo de legumes (ou de frango)
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta do reino a gosto (além deles eu adiciono sempre noz moscada, combina muito com couve-flor)
2 copos de leite
1 copo de queijo ralado grosso, tipo cheddar (eu nunca encontrei o cheddar por aqui, uso sempre uma mistura de queijos, que também contém cheddar, mas é mais suave, hoje usei Emmental e achei que ficou muito suave, prefiro com a outra mistura)
1/2 ou 1 colher de pimenta líquida vermelha (Tabasco) (Eu adoro, mas por conta da Angelina, só coloco no meu prato)
(salsinha picada para decorar)

Preparo

  1. Cozinhe a couve-flor, a cenoura, o salsão no caldo de legumes, aproximadamente uns 15 minutos (eu gosto dos vegetais não muito moles);1
  2. Em uma frigideira derreta a manteiga em fogo baixo, adicione a farinha e os temperos secos (sal, pimenta do reino e noz moscada) até que esteja bem uniforme;3
  3. Adicione o leite aos poucos;
    2
  4. Em fogo médio, e mexendo sempre, aguarde ferver e cozinhe por uns 2 minutos até encorpar e acrescente o queijo e a pimenta líquida;
    5
  5. Misture aos vegetais e caldo.
    67 8
  6. Gosto de decorar com salsinha picada.
    9 10 11

Obs. para a Angelina, fiz um creme batendo uma parte no liquidificador e adicionei um pouco da sopa com os vegetais picados para introduzir as texturas.

Obs2. Toda vez que faço essa receita, quando estou comendo penso que teria sido maravilhoso acrescentar uns 125ml de vinho branco seco, durante o preparo… mas nunca experimentei colocar (atualmente não ponho por conta da gravidez e da Angelina).

Deixe um comentário

