Tortinha de maçã e damasco, em formato de rosa – super fácil e impressionante!

Gente, sempre que via estas tortinhas ficava babando de vontade de fazer, mas confesso que achava que seria algo super difícil, aí recentemente salvei uma foto no Pinterest e por coincidência, no mesmo dia recebi um link para um vídeo com a mesma receita! Obrigada Leda Maria, era mesmo o que faltava para tomar coragem e fazer, foi super fácil! Se já ficaram bonitas assim da primeira vez, imagine se eu já tivesse prática com a receita!

Você vai precisar de:

1 rolo de massa folhada (compre no formato retangular, eu não me atentei a isso e a minha era redonda, tive que remodelar e não ficou 100%)
2 maçãs vermelhas (particularmente acho que a maçã verde fica mais gostosa em sobremesas ao forno, mas a vermelha fica mais bonita simulando uma rosa, e claro fica deliciosa também)
3 colheres de sopa de geléia de damasco
água
1/2 limão (usei o siciliano)
hortelã, canela e açúcar de confeiteiro para decorar
farinha para não grudar a massa na hora de abrir.

Preparo

Corte as maçãs ao meio e depois fatie bem fino no sentido longitudinal (as minhas fatias não ficaram muito finas e algumas quebraram ao enrolar…);
Ponha de molho com água e 1/2 limão espremido, leve ao microondas por 3 minutos;TM maças de molho

Escorra toda a água;
tm escorrendo

Com um rolo abra a massa folhada e corte em 06 fatias (como a minha era redonda, tentei esticar muito para conseguir as 06 fatias e a massa ficou muito fina, perdi 2un na hora de enrolar…);
TM massa

Misture a geléia com 2 colheres de água e leve ao microondas por 1 minuto (se sua geléia não for muito consistente nem ponha a água ou ponha menos, tenho impressão que teria ficado ainda melhor com uma geléia mais grossa do que a apliquei);
tm geleia

Aplique sobre a massa e disponha as fatias de maça como na foto e dobre metade da massa sobre as fatias; Se você assistir o link para o vídeo, vai notar que ela sobrepôs as fatias, as minhas ficaram meio grossas, achei melhor não fazer isso, mas resultou em rosas com menos pétalas, então bastante atenção na hora de cortar… Ah, e nessa hora eu me esqueci de polvilhar a canela, mas coloquei no final como decoração.
tm fatias de maca

Enrole e ponha na forma de cupcakes (A receita deveria render 06un. maiores, só consegui 04un. pequenas por conta da massa folhada redonda).
tm na forma

Em forno pré-aquecido à 190oC, asse por uns 40-45 minutos.

Na hora de servir, com ajuda de uma peneira, polvilhe com canela e açúcar de confeiteiro, uma delícia com sorvete de vanilla.
tm com sorvete tm sorvete e cafe

Anúncios

2 comentários sobre “Tortinha de maçã e damasco, em formato de rosa – super fácil e impressionante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s