Risotto de Beterraba com salada de abobrinha, laranja e nozes

Ontem a noite estava pesquisando o que fazer com 2 beterrabas cozidas que tinha na geladeira, um detalhe é que aqui nunca encontrei beterrabas cruas, compro sempre um pacotinho a vácuo, com 3 beterrabas cozidas, aí nunca sei o que fazer com elas além da tradicional saladinha com cebolas e salsinha…trocando idéias no Grupo Receitas Kids, me inspirei com algumas sugestões: panqueca, massa de lasanha, no arroz, no suco, foi ótimo e, pensando no que tinha em casa,  me deu vontade de fazer um risotto bem cremoso na esperança de fazer a Angie voltar a comer arroz, deu super certo!

Para o Risotto usei como referência a receita da Helena Rizzo, do Maní, mas como sempre, dou aquela “adaptada básica” para reduzir as porções e adequar com o que tenho em casa, então para quem quiser fidelidade a receita original, copiei daqui. E para que se interessou pela idéia há outra que também parece muito interessante no site da Rita Lobo, neste link.

Ingredientes (já adaptados para a “minha versão”): 

3/4 de copo (o copo 200ml) de arroz arbório (na original 500g)
3/4 de 1 beterraba média, pré-cozida (na original eram 2kg de cruas)
1/2 cebola (usei a roxa) picadinha (na original 2un)
2 cs de azeite de oliva (na original 30ml)
500ml de caldo de verduras * (na original 2l)
50 ml de vinho branco seco (na original 250ml, coloquei bem pouquinho só para dar “um cheirinho”…)
1 cs de manteiga (na original 150g)
2 cs de queijo Pecorino (na original 150g de parmesão ralado). O Pecorino é um queijo italiano de ovelha, fiquei super fã desse sabor, acho que combina ainda mais com esse risotto.
1 cs bem cheia de salsinha picada (aqui não acho sempre, então quando encontro eu compro um maço bem grande, pico tudo no processador e guardo em um saco zip dentro do freezer) (na original 20g)
Usei 2 cc de queijo cremoso de Cabra (na original 100 g de coalhada seca)
(não tinha 10 ml de azeite de trufas brancas)
sal a gosto e pimenta do reino moída na hora.

*Para o caldo de verduras, usei o que já tinha feito com a receita da “Le Cordon Bleu” que postei anteriormente, mas a receita dela me pareceu bem legal também: 1 talo de alho poró, 2 abobrinhas, 2 cenouras, 2 cebolas, 1 cabeça de alho, 1 maço de salsinha, 3 litros de água mineral e 20 ml de azeite de oliva. Corte as verduras em pedaços pequenos. Numa panela quente, dourá-las com um pouco de azeite de oliva. Acrescentar a água mineral e cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Coar e reservar.

Preparo:

Como não tenho centrífuga, bati a beterraba cozida no liquidificador com 100ml de água.  Reservar o suco obtido. Numa panela, dourar a cebola com o azeite de oliva. Acrescentar o arroz e refogar bem. Adicionar o vinho branco e mexer até evaporar. Colocar um pouco do suco de beterraba e completar com o caldo de verduras. Adicionar um pouco de sal e pimenta do reino. Mexer o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. À medida que o caldo for evaporando, acrescentar alternadamente suco de beterraba e caldo. Quando os grão estiverem “al dente”, retirar a panela do fogo e ligar o risoto com a manteiga e o parmesão. Adicionar a salsinha picada e ajustar o sal e a pimenta do reino. Para decorar usei o queijo cremoso de cabra, era o que tinha em casa, ficou ótimo.

Achei que o prato todo cor de beterraba precisava um acompanhamento bem verdinho, queria uma salada de espinafre, mas como não deu tempo de sair para  ir ao mercado, resolvi improvisar uma saladinha colorida com o que tinha, e ficou maravilhosa!

Salada de abobrinha, laranja e nozes (faço 1 porção)

1/2 abobrinha
1/2 cebola roxa
1 laranja pequena
5 nozes picadas
Salsinha picada
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Aproveitei o resto do caldo de legumes que sobrou do risotto e cozinhei a abobrinha. Depois misturei com a cebola roxa (já tinha usado 1/2 no risotto mesmo e além de gostar muito do sabor, ficou lindo para acompanhar o risotto roxo), misturei a salsinha, o azeite de oliva, sal e pimenta, decorei com a laranja picada e as nozes. Ficou ótimo!

Fazia tempo que não via a Angie comer com esse bocão tão aberto! Do pratinho dela só sobrou 1 colherzinha… fiquei muito feliz com o resultado! Com certeza é uma receita para se repetir, e além de tudo fica linda por conta da cor!

PREPARO PREPARO COM A BETERRABA PRONTO ANGIE PRONTO MEU PRONTO MEU INCL ANGIE COMENDO COM GOSTO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s