Iogurte caseiro, mais fácil do que você imagina!

Essa é receita de família, heim!

Você vai precisar de:

02 litros de leite (mais gostoso se for integral, mas funciona com outros também)
02 potes de iogurte de 125ml (na receita original era um pote só de 170ml, mas hoje em dia tudo diminuiu de tamanho e aumentou de preço… poderia colocar +- 1 pote e meio, mas já que já está aberto mesmo, coloco tudo)
01 recipiente de vidro
01 cobertor (!!!)

Preparo

Em uma panela ferva os 02 litros de leite, após levantar fervura desligue e aguarde esfriar um pouco (aqui está o ponto “nebuloso” desta receita, minha mãe diz que é para deixar esfriar a uma temperatura em que você quase queima o dedo…risos… é bem subjetivo isso…), para ficar mais fácil posso dizer que deixei uns 12 minutos (mas estava ainda sobre o fogão quente, a casa está sempre a uns 21oC, então isso vocês vão ter que ir experimentando até pegar o jeito, ou procurar no Google para ver se há alguma temperatura exata adequada e medir com o termômetro, mas eu não tenho essa precisão toda). Misture os potes de iogurte com um misturador manual, delicadamente, até que a mistura fique bem homogênea. Despeje no recipiente de vidro, enrole o cobertor e deixe aproximadamente 12 horas repousando no forno desligado, sempre faço a noite e retiro pela manhã. Ponha para gelar!

Aqui em casa fica super cremoso e com um sabor muito bom!

Outra coisa que costumo fazer é depois de pronto, colocar uma musselina sobre uma jarra, despejar o iogurte e deixar escorrer o soro durante várias horas, o que sobrar no tecido vai virar uma coalhada e se deixar bastante tempo, uma ricota! Uma delícia misturar com um pouquinho de azeite, sal, pimenta do reino e alho picadinho, passar sobre o pão, carnes ou vegetais! Deu água na boca só de pensar!

iogurte preparo

iogurte potes

iogurte no forno

Anúncios

12 comentários sobre “Iogurte caseiro, mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s