“Escondidinho de Abacate”, mais conhecido como “Mousse de Chocolate Funcional”

Eu sempre gostei de abacate, mas confesso que mais ainda de chocolates e, definitivamente, um sabor não tem nada a ver com o outro… nunca imaginei em juntá-los, ficou simplesmente delicioso e super saudável!

Aqui em casa já tentei dar abacate puro para a a Angelina e ela não aceitou, tentei também com leite e com iogurte, não comeu… mas quando fiz essa sobremesa ela simplesmente amou…

Na internet você encontra uma série de variações dessa sobremesa, estavam “bombando na rede” há mais ou menos 1 ano atrás: com bananas congeladas, com bananas não congeladas, com leite, com iogurte, com água, com sal, com canela, com castanhas… a idéia é ótima e dizem ser super saudável, quem tiver interesse busque no Google e quem sabe encontrará uma receita mais adequada aos seus gostos, vá testando e adaptando sempre!

escondidinho de abacateescondidinho de abacate detalhe

Essa da foto é uma das misturas mais simples que encontrei, faço ela desde começaram a aparecer na rede:  1 banana, 1 abacate pequeno, 1 pote de iogurte, 1 colher de mel e 1 de cacao em pó (tipo do o Nestlé “do Padre”, aí no Brasil), uma versão rápida e gostosa, na que fiz hoje, inspirada na complexa receita abaixo, mas sem todos os ingredientes e antecedência necessária para fazê-la, adicionei à “minha receita”, 1 colher de chá de raspas de laranja e o suco de 1 laranja, matou o meu desejo de comer chocolate com laranja, mas estou louca para testar a completa do Papacapim, vide abaixo:

“Creme voluptuoso de chocolate e laranja (vegano, sem açúcar)”

Três fatores determinam o sucesso dessa receita, a qualidade do abacate, do cacau e das tâmaras:

1. O cacau deve ser excelente (puro, intenso e saboroso, o que é difícil de encontrar no Brasil);

2. O abacate deve estar maduro no ponto (nem meio verde nem maduro demais);

3. As tâmaras devem ser extra macias (do tipo medjool, que se desfazem quando espremidas entre os dedos).

Dica: Se suas tâmaras estiverem meio ressecadas deixe-as de molho em água quente (só o suficiente pra cobri-las) por pelo menos meia hora antes de fazer a receita. Em seguida use essa água na receita (substituindo o leite de amêndoas).

Importante: assim que fica pronto o creme conserva uns resquícios do sabor do abacate, por isso é essencial deixa-lo descansar na geladeira por 12 horas antes de servir. Depois do repouso no frio, o abacate desaparece completamente e só fica o chocolate com notas de laranja.

Ingredientes:

1 xícara  de abacate maduro (amasse ligeiramente e compacte um pouco na hora de medir)
8 tâmaras grandes, ou a gosto (veja conselhos acima)
Suco de 1 laranja grande (aproximadamente 1/2x)
1 1/2cc de raspas de laranja
2-3cs de cacau em pó (sem açúcar), de ótima qualidade (a quantidade vai depender da intensidade do seu cacau)
1cc de extrato natural de baunilha (ou as sementes de 1/2 favo)
1cs (rasa) de tahina (opcional, mas recomendado)
Uma pitada de sal
1/2x de leite de amêndoas (ou água ou suco de laranja)

Preparo: 

Triture todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso e homogêneo. Você vai precisar parar o motor algumas vezes e mexer com uma colher pra facilitar o trabalho. Seja paciente e triture até não sobrar nenhum pedacinho de tâmara inteiro.

Se sentir que o creme está muito espesso, junte mais um pouquinho de líquido (leite de amêndoas, suco de laranja ou água), mas cuidado pra não deixar a mistura muito líquida (mas saiba que ela vai engrossar um pouco depois de gelada).

Prove e adicione mais tâmaras se achar necessário (com 8 tâmaras você obtém um creme meio-amargo, o equivalente a um bom chocolate com 60% de cacau). Nesse estágio talvez você ainda sinta um gostinho de abacate lá por trás, mas confie em mim: depois de uma noite na geladeira ele vai desaparecer completamente.

Transfira o creme pros recipientes em que planejar servir (copinhos, xícaras ou taças), lembrando de fazer porções pequenas (essa sobremesa é intensa e rica e você não vai precisar de muito pra ficar satisfeito(a)).

Cubra as porções com um pedaço de papel alumínio ou filme plástico e deixe descansar uma noite (12 horas) na geladeira antes de servir.

Rende 8 porções se você usar copinhos de 100ml.

Texto original escrito por Sandra Guimarães – http://www.papacapimveg.com/

Anúncios

2 comentários sobre ““Escondidinho de Abacate”, mais conhecido como “Mousse de Chocolate Funcional”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s