“Woody Allen vai às compras” e os “MUST HAVE IT” da minha despensa!

Putz, e eu que sou sempre tão primorosa com a minha lista de compras agora me deparo com um novo fator de riscos, a filhota!! A Angelina está com 14 meses e entrou na fase em que AMA PICAR PAPEL, ontem no mercado destruiu por completo a minha lista, acabei voltando para casa sem um dos ítens que precisava para cozinhar, e já que não pude fazer o que pretendia, inspirada por este episódio, resolvi escrever sobre a lista minha lista de compras!

A (controversa) “Lista de compras do Woody Allen”, é o apelido carinhoso dela aqui em casa… foi dado pelo meu marido, que algumas vezes acha que eu tenho um lado meio neurótico (como o Woody), mas na verdade eu não chamo de isso de neurose, mas sim de organização e planejamento, por essa razão vou contar essa história e deixar a como dica de como preparar a sua, utilize quem achar adequado! Aproveito para dar um destaque aos “MUST HAVE IT”, que são aqueles itens que procuro ter sempre em casa.

Moramos a 18km do supermercado que frequentamos, o país aqui é bem pequeno e os demais mercados não tem todas as opções de produtos que estamos acostumados ou, se têm, praticam preços mais elevados, então já acostumamos dirigir até quase a fronteira com a Espanha para fazer compras em um Hipermercado de verdade, MAS , POR RAZÕS ÓBVIAS, ODEIO QUANDO VOU ATÉ LÁ E ESQUEÇO ALGO!!! Então resolvi fazer no computador, uma lista tipo check-list, personalizada com todos os itens que costumamos utilizar e um filtro aplicado para os itens selecionados, assim antes de sair, passo um pente fino e o risco de esquecer algo fica bem menor.

Os itens da lista estão organizados por sessões, e estas aparecem na ordem que costumamos percorrer no supermercado. Coisa de integrante vip dos “N.A., neuróticos anônimos”, risos… mas funciona muito bem e ganho agilidade, o supermercado é enorme, tem 4 andares… detesto estar no caixa e lembrar que faltou alguma coisa lá do outro lado, ou pior ainda, do outro andar… quando acontece, sempre acabo deixando de voltar lá para buscar…

Para os curiosos, aqui um exemplo, com uma página da lista.

lista

Comigo funciona super bem, mas para evitar conflitos matrimoniais, acabo utilizando apenas quando estou sozinha em casa…afinal de contas, já dizia a sabedoria popular: “é melhor ser feliz do que ter razão”…risos… e a lista está em Inglês (ou melhor, em Portu-inglês), porque quando fiz tinha a ilusão de que meu marido pudesse utilizar também…mas sou só eu quem usa mesmo.

Acredito que neste momento, vocês estejam rindo disso tudo…risos… vale lembrar uma das famosas frases do “Tio Allen”:

woody

Faço aqui um resumo aqui dos itens que considero os “MUST HAVE IT” da minha despensa:

Temperos líquidos
Vinagre balsâmico (tenho o tinto que é o mais normal aí no Brasil e também o branco)
Redução de balsâmico (que é aquele mais encorpado que usamos para decorar os pratos, além de dar sabor, uso o convencional e também o com Framboesa)
Azeite de oliva extravirgem
Óleo de girassol
Óleo de gergelim (as vezes tenho também de arroz)
Vinagre de vinho tinto e branco (as vezes tenho também de maçã)
Fish sauce (meu marido usa muito)
Molho Inglês
Shoyu

Embutidos
Jamón Crudo (aqui é muito comum, uso bastante em vários pratos)

Produtos lácteos
Iogurte (uso bastante para molhos de salada e sobremesas, além do tradicional uso no café da manhã)
Queijos, prefiro sempre ralar o Parmesão, Grana Padano ou Pecorino, na hora, mas acabo tendo também o já ralado pela praticidade, mas tenho ao menos um em pedaço para dias especiais ou para colocar lascas nas saladas
Gosto muito também de ter ao menos uma “bolota” de mozarela de búfala

Macarrão
Dos secos, miudinhos para  sopa, um pene, o tradicional sapaguetti e o tagliarini
Não é sempre que tenho, mas pasta chinesa também uso de vez em quando, tipo nuddles mas não é dos instantâneos como os Miojos da vida
Na geladeira, tenho sempre pastas frescas recheadas

Arroz e grãos em geral
Basmati/ Thai (é o que mais usamos em casa)
Arbóreo (para risottos)
Polenta (muitas vezes uso no lugar do arroz)
Quinoa (muitas vezes uso no lugar do arroz)
Trigo (muitas vezes uso no lugar do arroz)
Couscous (muitas vezes uso no lugar do arroz)

Condimentos e ervas
Ahhh tenho quase todos e uso MUITO!!! prefiro sempre as versões frescas das ervas, mas pasmem, é difícil encontrar por aqui, então tenho também as secas

Salsinha
Cebolinha
Coentro (em grãos e em folhas)
Manjericão
Canela (em pó e em pau)
Curry (em pó e em pasta)
Garam Masala
Alho seco triturado
Cebola seca em pedaços
Cebola frita em pedaços
Louro
Noz moscada
Orégano
Endro
Páprica
Pimenta negra e vermelha (odeio a branca e a rosa)
Mostarda Dijon
Mostarda em grãos
Pasta de wasabi
Tenho sempre também Ketchup, Mostarda, Maionese e uns outros molhos da Heinz como alho e especiarias, curry com manga, mostarda e mel…

Enlatados
Sardinhas (não gostava no Brasil, aqui com direto! Não temos muita oferta x qualidade x preço nos peixes frescos aqui em Andorra, e minha nutricionista recomendou comer peixes ao menos 3x por semana, mesmo que seja em lata…)
Atum
Anchovas
Tomates
Feijão (achava um absurdo alguém comer feijão em latas, mas aqui não tenho panela de pressão, que é super cara, pois ainda não tive a “coragem” €€€€€ para comprar) e o feijão em lata quebra um galho além de ser mais gostoso do que os que eu já cozinhei, vem só cozido, tempero na hora!)
Grão de bico

Bebidas (para incrementar salgados e doces)
Vinho tinto
Vinho branco seco
Cointreau (licor trip sec francês elaborado com cascas de laranja, amo em sobremesas)

Frutos secos e Castanhas
Sempre tenho, vou variando o uso, mas em geral sempre tenho um pouquinho de:
Nozes
Amêndoas em lascas
Amendoins
Castanha de caju
Damascos
Ameixas
Uvas passas
Cranberries
Figos

Açúcar e produtos para sobremesas 
Não uso em sucos, nem em cafés, nem em chás… mas em compensação tenho vários tipos na despensa para os bolos
Normal (que aqui é o cristal)
De confeiteiro
Refinado (que aí é o normal)
Mascavo
Aromatizado com baunilha
Farinha (prefiro as sem fermento, adiciono em separado conforme a receita)
Fermento em pó
Chocolate amargo em pó (Tipo o “do Padre” aí no Brasil)
Extrato de baunilha líquido

Para os itens de carnes, frutas e vegetais procuro não fazer lista, normalmente faço o contrário, vou ao mercado e compro o que há de fresco e bonito, principalmente se forem os produtos de época e só então decido o que vou cozinhar. E claro minha lista possui também outros itens como higiene pessoal, produtos de limpeza, etc, mas não havia porque mencionados por aqui.

Deixe um comentário

