Mais um improviso de sucesso – Doce de Banana em calda cítrica

Sabem aqueles dias em que você não tem nada, ou quase nada, na cozinha? Pois é, este dia chegou por aqui… e o pior é que a gente gosta muito de ter uma sobremesa, não falo só por mim, a Angie também fica sempre esperando o próximo prato…rs…

Hoje quase não tinha frutas, sobraram só umas bananas, daquelas beeeeeeem feias, em geral aqui as bananas são vendidas verdes e são bem estranhas de gosto, às vezes dou sorte, mas na maioria das vezes não… somando-se a elas, ainda tinha frutas cítricas e bem ácidas, sobre as quais já comentei em outro post…  então, juntei tudo e resolvi cozinha-las para dar uma melhoradinha no sabor! Claro, o ideal seria fazer esta sobremesa com frutas mega blaster saborosas, daquelas que a primeira opção seria sempre comê-as da forma o mais natural possível, mas como eu não tinha, juntei estas mesmo…

Ingredientes:

03 bananas
01 laranja
02 tangerinas, mexericas, clémentines… ou qualquer coisa parecida com elas, não sei reconhecer o que tinha, e nem traduzir para o equivalente aí no Brasil
1/2 limão siciliano ( a outra metade já tinha usado para o molho de iogurte ao curry da salada do almoço)
03 ameixas secas
1 colher de sopa de sementes de chia
umas lascas de amêndoa para decorar
1 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de café de Nutella
canela em pó
chocolate amargo para polvilhar
essência de baunilha

Modo de preparo

Pique as bananas e as ameixas, junte o suco das frutas cítricas, adicione um pouquinho de essência de baunilha e coloque em uma panela em fogo baixo, misture as sementes de chia e deixe apurar até o ponto de doce , só isso!!! Para quem pode, imagine colocar também um pouco de licor Cointreau… putz, só não coloquei por conta da gravidez e porque estou fazendo para a Angie, mas amo!

Na hora de servir, coloquei no meu uma colher de sobremesa de Nutella e no da Angie o creme de leite misturado com umas gotinhas de baunilha. Se quiser colocar uma colher maior de Nutella também vá fundo…risos… garanto que ficaria muito bom!!!! Para decorar amêndoas em lasca e polvilhar chocolate amargo ou canela.

Esse doce ficaria gostoso também com iogurte, com sorvete de baunilha, com queijo branco, sozinho, sobre a torrada…

Obs. como já falei antes eu nunca coloco açúcar nestas frutas cozidas, acho que fica melhor assim, mas para quem gosta de um doce mais melado, sugiro colocar açúcar mascavo ou mel.

doce andreia doce angie

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s