Comendo com os olhos – Faça bonito, não faça feio!

Hoje preparando o café da manhã da minha princesa, fiz a rotina de sempre, verifiquei os ingredientes que tinha para preparar algo nutritivo e variado para minha pequena. Foi quando tirei as fotos que pensei, nossa, acho que quem vê estas fotos no blog deve pensar que fiz bonito só para postar, mas não é assim, aliás, é justamente o contrário, esse blog só existe porque há muito tempo posto fotos do que faço no dia dia e acabou despertando o interesse dos amigos, talvez mais pela montagem ajeitadinha dos pratos do que pelo conteúdo em si (exemplo o de ontem foi uma simples omelete!).

Talvez minha formação de arquiteta tenha influencia nesse gostar de “comer com estética” e um certo talento para montar apresentações bonitas, mas indo mais a fundo na memória lembrei que minha mãe SEMPRE montou pratos caprichados e  coloridos, minha infância foi repleta de refeições com alimentos configurando as letras do meu nome e/ou apelido, corações de pimentão cru, cestinhas de tomates com ramagens de salsinha sobre a salada de maionese, florzinhas de rodelas de cenoura, entre muitos outros…ou seja, isso tudo é rotina na minha vida há quase 40 anos (wow, abafa!!!) e já está incorporado, nem  consigo fazer de outro jeito… é muito legal pensar que agora estou fazendo para minha filha as coisas que minha mãe fazia para mim e, por tabela, me ensinou a fazer! Obrigada, mãe!

Voltando ao café da manhã, temos comido muitas frutas vermelhas (ela adora), alternadas com suco de laranja e/ou tangerina (ela ama), por isso hoje resolvi variar um pouco e fazer o iogurte com Banana, Maçã e Pera. Não tem segredo, né?

Bem a única dica que tenho sobre esta “receita” é bata as frutas desejadas com um pouco de leite no liquidificador (ou pique, no meu caso a Angie ainda não tem dentes, então prefiro bater mesmo) e só depois misture a mão o iogurte natural, caso contrário vai virar perder toda cremosidade e virar um líquido. Eu não adoço, as únicas coisas em que adiciono açúcar aqui são os bolos, de resto iogurte, café, chás, sucos, sempre que possível sem açúcar ou no máximo com um pouquinho de mel, você vai habituando o paladar, nem me lembro quando tirei o açúcar disso tudo e hoje em dia nem gosto quando está adoçado. No caso do iogurte ponho um pouco de mel ao redor do copo para decorar e na hora de comer já dá aquela adoçadinha, mas de leve… açúcar além de fazer mal para saúde esconde o sabor dos demais alimentos.

Outra dica de ouro que vale para todos os pratos, pense sempre em variedade de cores e variedade de texturas, enriquece muito em termos visuais, táteis e nutritivos. Também aprendi isso com a minha mãe, ainda quando era eu criança. Nesse iogurte coloquei as blueberries por cima para dar um contraste e a textura ficou por conta da aveia. No meu adicionei ainda canela em pó e amêndoas.

Na hora de montar, use uma louça e talheres bonitinhos, ponha um pratinho embaixo, um guardanapo… faz diferença! Não precisa ser nada de luxo, tipo a minha taça é de vidro mesmo, não é de cristal… o guardanapo não é daqueles decorados caros, são coisas do dia a dia mesmo… muitas vezes faço nos pratinhos de plástico dela… o trabalho de fazer bonito (nesse meu nível básico e nada escultural) ou fazer de qualquer jeito é praticamente o mesmo!

detalhe iogurte angiemeu topoangie

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s