Na Janela – O meu doce teria um nome muito mais feio…

Hoje cedo postei no Facebook uma foto de um bolo esfriando na janela, eu tenho mania de colocar meus bolos para esfriar do lado de fora e quando faço isso sempre lembro da minha primeira visita a Ouro Preto, em 1993, e de uma história divertida que ouvi por lá (ou seria melhor dizer de uma “estória para turistas”?), é sobre a origem do nome do doce de amendoim conhecido como “Pé de moleque”:

…Diz a lenda que uma senhora sempre fazia o doce e punha para esfriar na sua bela janela, mas um moleque safado costumava roubar seus doces, então essa dona sempre gritava: “Não rouba moleque, PEDE MOLEQUE!!!”… posteriormente, por distorção da linguagem o doce ficou conhecido como “Pé de moleque”. 

Se é verdade eu não sei, sempre lembro dela quando coloco os meus bolos para fora, mas de uma coisa eu tenho certeza, se fossem os meus doces os usurpados eles teriam um nome muito mais feio do que “pede moleque”…risos…

Por curiosidade, dei uma busca no Google e “essa” história consta como uma das possibilidades do nome, aqui o link para o assunto “Pé de moleque” na Wikipédia.

Na Janela

Na foto acima: Eu, a nossa amiga Nega Fulô e minha querida Maninha Adri, em uma janela em Morretes, Paraná, Brasil!! 2012

Na outra foto: Uma tentativa de bolo mesclado, que resultou em algo bonitinho mas ordinário, não é do bolo de hoje.

Deixe um comentário

